Cartaz Oficina Lucia

Futuros Espectadores no Projeto Entre 2013-14   |   ECM Sérgio Porto

 

Futuros Espectadores

Se a Escola tem como objetivo ser uma ponte entre os Jovens e a Cultura (e seus saberes), Futuros Espectadores se propõe a ser uma ponte entre as escolas, os jovens, os artistas e os teatros.

 

O Projeto

Futuros Espectadores é um projeto de formação de público dirigido aos jovens – base da população – e tem o compromisso de contribuir com a formação de novos cidadãos através da arte e da cultura. FE tem como missão ampliar o público das artes cênicas, fomentando futuros espectadores-propagadores. Experimentação, inovação e qualidade artística formam o tripé que norteia a proposta que, através de práticas e conversas, pretende criar novas pontes entre os artistas e o público. Futuros Espectadores quer estimular um olhar sensível e crítico diante de uma produção artística.

 

Objetivo

Oferecer ao público jovem um espaço de partilha, através de uma aproximação inovadora às artes cênicas e, dessa maneira, fomentar novas leituras do espaço sócio-cultural e da relação que esse jovens têm com o mundo.

FE tem como foco de trabalho alunos de escolas públicas e comunidades, objetivando tornar acessíveis atividades que dificilmente esses jovens teriam oportunidade de desfrutar.

FE quer que as artes cênicas façam parte da vida e da educação dessas pessoas, de qualquer pessoa.

FE visa tecer um espaço de mediação entre jovens e artistas e assim criar estruturas de convívio e intercâmbio, gerando zonas de experiência e subjetividade compartilhadas.

 

Atividades propostas

Lucía Russo e equipe desenvolvem, junto a artistas e trabalhadores das artes cênicas convidados, práticas de sensibilização e aproximação às artes cênicas, através de dinâmicas estruturadas a partir de verbos fundamentalmente ligados às artes cênicas. São eles: olhar, ouvir, dizer e escrever.

A oficina Futuros Espectadores é dividida em três módulos, cada um baseado num modo de aproximação diferente a construção cênica:

“Modos de Ver”

“Modos de Ouvir e de Dizer”

“Modos de Escrever”.

Futuros Espectadores oferece diferentes perspectivas sobre as diversas faces que fazem parte do processo de criação de uma obra cênica: iluminação, coreografia, texto, atuação, programação visual, registro audiovisual, sonorização, dramaturgia, trabalho corporal e vocal, cenografia e direção de arte, entre outros.

Entre os meses de fevereiro e dezembro de 2014, serão desenvolvidas as aulas numa frequência de 1 vez por semana, 2h/dia.

 

Público-alvo 

Jovens de 14 a 18 anos (cursando o Ensino Médio).

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: